Z. Logo_edited.jpg

Atelier Z é um ateliê de design e fabricação de moveis utilizando madeira local, que exerce suas atividades no Brasil e na França. Meu objetivo é criar um mobiliário que seja elegante, confortável, original e de grande durabilidade.

Pelo fato de desenhar e produzir eu mesmo as minhas criações, abordo o design integrando no mesmo gesto a forma e a estrutura de meus móveis. Neste sentido, a madeira é um material que tem as suas próprias linhas de força, cuja orientação convém respeitar. Deste modo, as questões construtivas se insinuam naturalmente no desenho e nos são fonte de inspiração, assim como a arquitetura e a geometria, que constituem uma fonte inesgotável de formas e equilíbrios.

Acredito na importância de um artesanato de qualidade, que respeite o objeto e o trabalho manual utilizado para lhe dar forma. Felizmente não sou o único a me posicionar contra a tendência que considera o móvel como um objeto descartável. É comum jogar fora um móvel que perdeu seu frescor, aproveitando-se da ocasião para trocar, a preços baixos, um mobiliário obsoleto por um novo que em breve o será também. Em vez de "consumir" um armário a cada dois ou três anos, não vale mais a pena investir uma vez só num móvel de qualidade, que suportará ser desmontado e remontado, e que não perderá o seu valor?

Me formei em Física e Matemática, disciplinas que ensinei por alguns anos. Autodidata no trabalho com a madeira, eu emprego preciosamente meus conhecimentos de geometria e da resistência dos materiais em minhas criações. As linhas diretrizes de meus desenhos são visíveis na simplicidade das formas, inspiradas no conceito de equilíbrio e nas forças em jogo no objeto, em relação à sua função.

Benoît Bellet

O visual desse site foi desenhado por Amanda Costa, artista visual e poeta cujo trabalho também permeia o universo da construção em diversas frentes, incluindo a cenografia, design, design gráfico e a edição de livros.

http://amandai.com